COMPLIANCE

O QUE É COMPLIANCE?

Compliance é uma estrutura corporativa de backoffice (retaguarda) para gestão de riscos, que a partir de um cenário de risco futuro, auxilia a empresa e seus gestores, a prevenirem, detectarem e mitigarem práticas de ilícitos, fraudes, corrupção, lavagem de dinheiro, as quais podem resultar na aplicação de multas, indenizações e até mesmo prisão. As obrigações de compliance não nascem necessariamente de uma norma, mas do risco como fator principal.

O Programa de Integridade (Compliance) auxilia na boa imagem e reputação da empresa, e na disseminação da cultura corporativa voltada para as boas práticas, construindo um ambiente mais ético, íntegro, seguro e transparente.

Para tanto é fundamental que se faça uma avaliação de riscos adequada, conhecendo profundamente  a empresa,  o  mercado e setor que atua e as normas que regem sua atividade econômica.

Implantamos Programas completos de Integridade (Compliance), tanto na esfera pública como privada, através de processos adequados à realidade de cada empresa, órgão ou entidade.

 

O trabalho desenvolvido pela OLIANZ observa as diretrizes e orientações para execução de todos os pilares do Compliance:

  • Compromisso da Alta Administração e Gestores;
  • Assessement/Levantamento, Mapeamento, Análise e Avaliação dos Riscos;
  • Código de Conduta e Políticas;
  • Controle Interno;
  • Treinamento e Comunicação;
  • Due Diligence;
  • Investigações Internas;
  • Canal de Denúncias;
  • Auditoria e Monitoramento;
  • Diversidade e Inclusão (D&I).

PILARES DO PROGRAMA DE COMPLIANCE

GOVERNANÇA CORPORATIVA

A governança corporativa pode ser definida como o sistema de regras e regulamentos que determinam como as empresas são dirigidas e administradas. Ela envolve a estruturação do relacionamento entre partes interessadas, como sócios, diretores, conselho de administração, comitês, grupos de auditoria e controle, além da prestação de contas e transparência da gestão.

O principal objetivo é o desenvolvimento da qualidade da gestão da empresa e sua prosperidade. Isso é feito com o estabelecimento de regras que minimizam os riscos causados pela centralização do poder de decisão.

Os mecanismos de governança corporativa fazem com que a gestão sempre trabalhe para os objetivos da empresa, evitando conflitos de interesse.